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DIETA PALEOLITICA (LCHF) – LISTA DE COMPRAS E O COMO PREPARAR REFEIÇÕES SABOROSAS

Muita gente pergunta: e aí? vou viver de carne, alface e ovos?IMG_20140802_025242

No post anterior falei sobre o que se pode comer e de lá já podemos tirar uma listinha de compras, mas vamos fazer outra aqui bem mais completa, ok?

Quase tudo que se consome nessa dieta pode ser comprado em uma feira! Na feira da cidade dos meus pais consigo achar manteiga, banha de porco, queijos, iogurte natural, frutas e vegetais em abundância.

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Vamos a lista?

Primeiro um beijo especial pra Alice Dalpicolli, a melhor nutricionista desse mundão! Inteligente e super educada, ela mantém uma página que fala sobre nutrição diferenciada (paleo/low carb) e foi dos conteúdos dela que tirei as informações sobre o que comer e não comer porque são super completas. Vamos ver?

CARNES

Gado: filé, costela, fraldinha, maminha, picanha, carne moída, patinho, tatu, vazio, alcatra, carne de sol, chuleta, coração, cupim, fígado, lagarto

Porco: costela, lombo, pernil, torresmo, bacon, carré

Frango: Sobrecoxa, coxa, peito, asa, coraçãozinho, fígado, moela, peito

Peixes e frutos do mar: siri, salmão, sardinha, pintado, tilápia, atum, arenque, badejo, bacalhau, cação, cavala, cavalinha, mariscos, merluza, ostras, pescado branco, anchova

Outras carnes: ovelha, cordeiro e carnes de caça

Embutidos: podem ser consumidos com moderação. Busque pelos produtos artesanais observando sempre a lista de ingredientes pra ver se não há excesso de açúcar, conservantes ou se não são enriquecidos com soja. Eventualmente, consuma: salame, copa, linguiça, salsichão, presunto cru, peito de peru.

FRUTAS

As frutas que possuem menos açúcar, são, em ordem: coco (fresco ou seco), abacate, açaí, frutas vermelhas (morango, mirtilo, framboesa e amora) acerola, pitanga, maracujá, ameixa, melão, pêssego, nectarina, kiwi, goiaba, laranja, bergamota, pera e maça. As mais docinhas como mamão, banana, caqui, figos, uva, manga, abacaxi, melancia devem ser consumidas com moderação. Dê preferência em usar as frutas em preparações de refeições ou acompanhamentos para evitar picos de insulina.

VEGETAIS 

Espinafre, hortelã, gengibre, abobrinha, agrião, alface, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, chuchu, couve, couve-flor, espinafre, moranga, pepino, pimentão, rabanete, radite, repolho, rúcula, tomate, vagem, etc…

LATICÍNIOS

O leite de vaca pode ser consumido (integral e de saquinho ou garrafa) no máximo uma vez por dia. O ideal seria eliminá-lo. Bons substitutos são o leite de coco ou de amêndoas. Queijos: cottage, amarelos como colonial, parmesão, provolone, gouda, brie são ótimas opções. Prato e mussarela também podem ser consumidos. Queijo branco, ricota, catupiry e polenguinho são pouco nutritivos e esses últimos, processados. Evite! Pode consumir manteiga e usar nas preparações das refeições, nata também pode consumir. Creme de leite é permitido (procure pelo que tem menos ingredientes e que não seja com light ou leve. O de LATA da nestlé é uma boa opção).

OLEAGINOSAS

castanha de caju, castanha do pará, nozes, amêndoas, macadamia, avelãs, pistache (evite amendoim, escreverei sobre isso)

SEMENTES

Linhaça, chia, gergelim e semente de abóbora

CONSERVAS

Azeitonas, pepino e palmito em conserva com moderação

TEMPEROS

Alecrim, alho, canela, cebola, coentro, cravo, curry, limão, louro, oregano, paprica, pimenta, salva, salvia, tempero verde, vinagre, azeite de oliva extra virgem. (amo usar azeite de oliva com limão!)

OVOS

galinha, codorna

SAL

sal marinho não refinado!

ADOÇANTES

Stevia, taumatina ou xilitol são as melhores opções.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Vinho e espumantes, sempre com moderação.

OUTROS

Coco ralado natural (olhe nos ingredientes se não foi adoçado), queijo ralado, cacau em pó, eventualmente você pode consumir chocolate amargo com no mínimo 75% cacau.

Industrializados: corte! Apenas os citados acima devem ser consumidos (por não serem altamente processados e nem levarem muitos ingredientes em sua composição). Nem refrigerante diet, light ou suco de caixinha. São péssimos para nossa saúde.

Para o preparo das refeições use óleo de coco extra vigem, manteiga ou banha de porco. Para acrescentar sabor aos seus pratos use a criatividade e os ingredientes mágicos: queijo ralado, bacon, nata, creme de leite, leite de coco, etc…

Suas compras e geladeira devem se parecer com isso (só que mais recheadas)

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Não tem hora pra comer e nem é necessário contar calorias ou porções, muito menos seguir aquele antigo raciocínio de que existe a comida correta para o café, almoço e jantar. Se estiver com fome, pode acordar e comer frango com salada!

Ainda assim, vou dar umas sugestões que se adequem com o que estamos mais acostumados, certo?

Café da manhã e lanches

O café da manhã ideal: ovos (pode usar bacon e queijo e manteiga no preparo). Frutas vermelhas (baixas em carboidratos) e água com limão ou suco verde.

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Bulletproof coffee! Passou o café preto? Agora coloca no liquidificador e bate com manteiga. Pode usar creme de leite ou leite de coco. Fica uma delícia… não tem o mesmo efeito se misturar com a mão. Não faz espuma, a gordura fica apenas boiando!

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Morangos! Ótimos como sobremesa, acompanhamento do café ou lanche.

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Frutas vermelhas (e goiaba)

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Iogurte natural integral, morango, banana e por cima: castanhas!

OBS.: moderar no consumo da banana. UMA banana tem a mesma quantidade de carboidratos de 25 morangos!

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Mousse de banana, abacate e cacau. Ver receita aqui.

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Iogurte integral. Banana com canela e morangos.

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Banana e morangos congelados batidos no processador. Ganha de qualquer sorvete!

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Chocolate amargo!

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Almoço ou jantar 

Creme de abóbora com carne desfiada

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Ratatouille com queijo 

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Strogonoff

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Frango com bacon

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Lasanha de berinjela! Melhor do que a tradicional! Eu juro! hahaha

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Hambúrguer feito em casa recheado de queijo! Perdição da vida!

 

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Bacon, ovos e carne num mesmo prato e meu lindo colesterol manda beijos!

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Ovos com bacon! São melhores no café da manhã, mas podem ser servidos no almoço!

 

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Camarão alho e óleo (claro que usei manteiga, hehe – fique longe dos óleos vegetais, vilões)

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Salmão delícia

 

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Vida a dieta paleolítica! Acho que não preciso de mais fotos pra vocês entenderem que comida de verdade não se resume a alface e carne, né? Hahaha! Espero que tenham gostado do post! Qualquer dúvida postem aqui! Fiquem à vontade para acompanhar mais pratinhos como esse lá no meu instagram: @laurellie

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