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12 DICAS PARA INICIAR UMA DIETA E PERDER PESO

Eu sei que eu deveria estar postando um vídeo falando sobre a paleo como prometi (mas eu já falei aqui no blog o essencial). Só que eu gravei e achei incompleto, já que o assunto é mais complexo. Então deixo vocês com um vídeo mais light pra quem quer começar a sair da vida sedentária pra uma vida mais saudável.

Se não quiser assistir o vídeo, eu escrevi coisas mais ou menos parecidas aqui no post!

12 dicas para iniciar uma dieta e perder peso:

 

1. Seja paciente

Aposto que ano passado você queria perder 10kg e nesse ano você quer perder 15kg. Isso porque você cometeu o mesmo erro que eu no passado: você quis perder esses 10kg em um mês e não conseguiu perder nem ao menos 1, sentia fome o tempo todo e logo, ficou frustrado. Se você tivesse pegado mais leve com você mesmo, tentaria perder apenas 1kg por mês e antes do ano terminar teria perdido os 10kg. Acabou que sua frustração te trouxe stress e uns quilinhos a mais. Tô errada? Se estiver é porque você conseguiu ser paciente! Mas se eu estiver certa, comece a ser. Eu só consegui perder peso quando decidi que poderia ser magra daqui 5 anos, já que 21 anos fui gordinha, poderia esperar se fosse pra ter saúde, né?

2. Queira de verdade

Pai, mãe, avô, tia, primo e seus amigos vivem te falando pra fechar a boca. Dizem que você está feio e gordo e isso só te deixa com vontade de comer mais pelo impacto desses comentário no seu psicológico. Você vai começar dieta porque eles estão pressionando e é aí que você tem chances de falhar. Antes de mudar sua rotina, você tem que ter em mente que é para o seu bem e não dos outros. É você que vai ganhar saúde, roupas novas, elogios e uma autoestima nas alturas. Não faça pelos outros, mude por você! Se você quiser de verdade, nenhum comentário vai te atrapalhar!

3. Seja realista

Você deseja perder 40kg mas seu objetivo é ser sarado daqui 6 meses. Vamos com calma? Você precisa mudar de vida, ajustar sua rotina, criar novos hábitos, ter uma alimentação saudável, exercícios regulares e ir perdendo peso aos poucos (se perder rápido demais pode ser um sinal de que sua saúde está indo embora junto – a não ser que você faça paleo, hahaha). Não estabeleça tempo para emagrecer, pense em primeiro lugar na sua saúde que a perda de peso vai ser consequência (eu adoro repetir isso 100x). Faça metas e tenha objetivos a curto prazo: ao invés de querer secar em um mês, queira perder algumas gramas ao decorrer desses 30 dias. É melhor do que nada, né?

4. Busque inspirações

Vale ser realista aqui também! Não adianta você se inspirar em celebridades que você só vê em fotos e vídeos cheios de edição: ELAS NÃO SÃO DAQUELE JEITO! Vamos nos inspirar naquela amiga que tem um corpo bonito, na tia que perdeu alguns quilos, na menina do blog que conta pra vocês sobre a alimentação saudável mas também conta que comeu bolo um dia desses porque ela é uma pessoa comum! Se você quer apenas se livrar de uns quilinhos e levar uma vida saudável, não se inspire em modelos fitness maravilhosas e saradas que malham durante horas e NUNCA têm um dia off na sua alimentação, a pressão vai ser grande. Se seu objetivo for participar de uma competição de fisiculturismo, ok. Mas meus leitores costumam estar buscando uma rotina mais favorável pra sua saúde. Então tenhamos os pés no chão e busquemos alguém que tenha um corpo parecido (altura, tamanho de quadril, cintura, pernas) com o nosso (mesmo que bem mais magro) pra nos inspirar.

5. Doe o que você não deve comer

Eu sou uma pessoa compulsiva. Se tiver 3 barras de chocolate na dispensa eu não vou conseguir me concentrar no trabalho porque vou pensar no chocolate o dia inteiro, vou sossegar só quando for até lá e comer tudo! E sou dessas que tem que comer de vez, senão vou ficar ansiosa e maluca. Comigo não funciona comer um quadradinho por dia até porque na minha mente, eu vou estar me sabotando TODO DIA, parece mais simples me sabotar de uma vez só… sim, tenho probleminhas e preciso de ajuda! HAHA. Sou muito sincera aqui e sei que muita gente se identifica justamente por isso, não adianta seguir uma blogueira linda e maravilhosa que perdeu vários quilos pra depois ficar frustrada pensando: “Ai meu Deus, ela é magra porque NUNCA come nada fora da dieta”. Saí dessa, isso não existe, ela come e esconde. Eu perdi peso e de vez em quando eu como comidinhas “proibidas cheias de pecado”! Falei da compulsão e não falei do tema, vamos lá: se você for descontrolada como eu, doe os alimentos que vão atrapalhar sua dieta pra não ficar olhando pra eles todo dia.

6. Conte para seus amigos e familiares

É bom contar logo pro povo parar de ficar oferendo comida o tempo todo ou pedindo pizza! Se você mora sozinho é fácil doar as comidas como citei acima, assim como seguir a alimentação que você deseja, mas morar com familiares que não pretendem mudar maus hábitos (caso tenham) dificulta bastante. É um saco você preparar sua salada enquanto sua família recebe o entregador de pizza. Os amiguinhos que se importam com você começam a te chamar pra lugares onde o cardápio seja variado e você possa jantar com todo mundo escolhendo sua comida saudável!

7. Faça sua própria comida

(Vale pedir ajuda pra mamãe) Pra quem quer comer comida saudável, cozinhar é essencial. Alimentos que nos nutrem de verdade não vêm prontos em pacotinhos (só castanhas), então você precisa lavá-los, descasca-los, prepara-los e dar-lhes sabores especiais! (eu adoro essa parte!). O interessante de cozinhar é que você tem da certeza da procedência de todos os ingredientes que estão naquela comida. Claro que eu não deixo de comer uma comidinha legal num restaurante porque fico pensando: “céus, essa carne foi feita com óleo de soja”, mas também não quero que isso se repita diariamente, então é bom tirar um dia pra cozinhar e preparar marmitas, congelar e ir usando durante a semana! É ótimo pra levar pro trabalho. Se você tem tempo de cozinhar todo dia, melhor ainda… alimentos sempre frescos na mesa.

8. Pense mais em nutrientes do que calorias

Refrigerante zero não tem calorias. Por acaso ele te nutre? Faz bem pra sua saúde? Aí você prefere tomar um copo desse trem porque é menos calórico que um abacate que é uma fruta rica em nutrientes. O seu corpo não sabe contar calorias mas ele sabe usar energia dos alimentos e melhorar seu metabolismo se você der o nutrir corretamente. Então nunca menospreze um alimento nutritivo ou natural só por ser rico em calorias, elas não são parâmetros para nada, pensar em macronutrientes vale muito mais a pena.

9. Aprenda a dizer “não”

Se você estiver seguindo a dica 2, de “querer de verdade” vai ser super fácil negar tudo que pode atrapalhar a sua dieta. Mas se você não está realmente empolgado, as chances de dizer sim o tempo todo para doces, bolos e refrigerantes é bem grande.

10. Deixe de ser enjoado com comidas

“Eu não gosto de salada!”. Pode parar com esse mimimi. Se você me der um brócolis no vapor com chuchu eu também não vou achar gostoso. Que tal misturar na comida? Mandar pra frigideira com temperos especiais e acrescentar sabor a esses alimentos? Aí sim, você começa a amar tudo isso!

11. Mantenha-se ocupado e pratique exercícios

A alimentação é a chave da sua saúde, mas se você quer perder peso não adianta ficar parado. Se ficar em casa as chances de sabotar sua alimentação crescem e os exercícios ajudam a controlar o apetite, aliviam o estresse e dão prazer! No início pode ser difícil, mas com o tempo você passa a viciar na sensação provocada pela endorfina e dopamina. Não gostar de academia não é desculpa, você pode se exercitar em casa ou na rua!

12. Planeje

Que tal pegar um papel e caneta e fazer uma lista de compras para começar a mudar seus hábitos? Já planeja também pra quem doar as porcarias e vai pensando em tudo de bom que uns quilinhos a menos e mais saúde te trariam. Pense quais foram os erros cometidos em dietas passadas e tente contorna-los para obter sucesso a partir de agora. E aí? Começou a planejar?

Beijos e espero que gostem do post!

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